14 de junho de 2007

Aspectos sobre o problema de varizes

Especialista detalha todos os aspectos sobre o problema de varizes

As varizes são estudadas e tratadas desde a antiguidade e se tornou um problema que ataca grande parte da população no dias de hoje. Devido à grande freqüência da doença, a procura é cada vez maior, principalmente das mulheres, pelos tratamentos e para esclarecer dúvidas sobre este assunto. Por esse motivo,o médico da Maternidade Hospital Octaviano Neves, Francisco Reis Bastos, explica sobre a ocorrência dessa doença. Ele é autor do Livro "Varizes, conhecer para prevenir".

As varizes, segundo o médico, ocorrem por um defeito das válvulas e das paredes das veias. As varizes são dilatações dessas veias. Existem dois tipos de ocorrência nos membros inferiores, as veias superficiais que ficam sob a pele, na camada de gordura e que podem ser

visíveis e existem as veias profundas que ficam no meio da musculatura da perna e não são visíveis, e existem ainda as veias comunicantes, que ligam as veias superficiais e profundas. As válvulas orientam o sangue nas veias dos membros, sempre da veia superficial para a profunda, através da veia comunicante, e impedem que o sangue faça o caminho errado, descendo pelas veias, quando a pessoa está de pé ou sentada.

Existem sinais e sintomas que revelam o diagnóstico de varizes. Os sintomas são sempre muito relativos, entretanto os sinais são evidentes. Segundo o especialista, os sintomas são: dor nas pernas, sensação de calor, dormência, cansaço. E os sinais de ocorrência mais importantes são: as veias dilatadas, calor, vermelhidão, eczema, ulcera de estase, manchas escuras.

O médico salienta que os tratamentos variam de acordo com cada caso, mas deve ser primeiro preventivo, ou seja, as pessoas devem ter vida equilibrada com exercícios físicos, não ficar muito tempo em pé ou sentado, hidratar-se e alimentar-se bem. Ele ressalta que a Escleroterapia é um tratamento clássico na área e que se divide em duas fases: a escleroterapia, que é feita com líquidos e entre os quais a glicose hipertônica a 75% destaca-se como melhor opção e é indicada para as pequenas varizes, e a escleroterapia com espuma de aet ou polidocanol, também conhecida como ecoescleroterapia e usada para qualquer tipo e grau das varizes. “A espuma consegue afastar o sangue de dentro da veia doente e promover uma cicatrização maravilhosa. Imediatamente a espuma promove uma contração de 50% do diâmetro da veia e sem o sangue a cicatriz é perfeita. Esse método com espuma, é feito no consultório com acompanhamento de ultrassom que permite ver a espuma e colocá-la no melhor lugar da veia doente”, explica. O médico relata que parece que surgiu uma nova era no tratamento de varizes.

As meias elásticas, apesar de não curarem, controlam a doença não deixando-a piorar e as cirurgias também são indicadas, de acordo com a necessidade do paciente.

Excesso de peso

O excesso de peso é uma das causas de varizes, que se explica pela fisiologia do fluxo venoso. “Quando uma pessoa aumenta de peso, isto se dá, primeiramente, na barriga. A gordura aí acumulada ocupa mais espaço e, conseqüentemente, aumenta a pressão dentro da barriga. Esta pressão atua sobre as veias abdominais comprimindo-as e dificultando a passagem do sangue”, explica o médico.

Assim, nos obesos é mais trabalhosa a drenagem do sangue dos pés para o coração. É uma dificuldade que somada às outras causas, gera as temidas varizes dos membros inferiores. Além disso, a obesidade é fator de risco de, pelo menos, em cem doenças diferentes. Dessa maneira, o controle do peso é prevenção não só para as varizes, mas é sinônimo de qualidade de vida.

Gravidez e menopausa

Tudo aquilo que dissemos da obesidade como fator de risco ou causador de varizes se aplica à gravidez. É um momento dramático para as pernas. Toda aquele mecanismo de doença da obesidade, vai acontecer na gravidez. Ela acarreta enorme aumento de pressão dentro do abdome, isto é, grande obstáculo à passagem do sangue. Todo o sangue dos membros inferiores tem que passar através do abdome para ir ao coração; entretanto, o espaço abdominal está funcionando como uma barreira, impedindo o fluxo normal do sangue e aumentando a pressão dentro do abdome e forçando as veias.

Existem alguns tipos de varizes na gravidez, que após o parto podem voltar ao normal. E há também outro padrão que depois do parto continua deteriorando-se gradativamente.

Outro momento da vida da mulher em que ocorre aumento do número de varizes devido às alterações hormonais é na menopausa. Portanto, o especialista afirma que as mulheres têm mais varizes que os homens. Ele explica que isso ocorre pelos hormônios e pelo aumento da pressão abdominal.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabens por falar de um tema moderno e interessante.

Anônimo disse...

gostaria de saber se o sr. atende em belo horizonte pois estou interessada neste tratamento. Meu email é dazilda_araujo@oi.com.br. GRata.

Adelino disse...

parabens pela tema inovador
A saude brasileira precisa dessas novidades!

Adelino Esteves

Anônimo disse...

ESTA TÉCNICA PODE SER BOA MAS FIZ O PROCEDIMENTO COM ESSE MÉDICO E NÃO FUNCIONOU. ENTREI EM CONTATO COM ELE E ELE DISSE "QUE NÃO PODERIA FAZER NADA" QUE ERA UMA EXCESSÃO QUE NÃO DEU CERTO. FICO INDIGNADA COM A FALTA DE ÉTICA E DE CONSIDERAÇÃO DESSE "PROFISSIONAL". NÃO FASSEM PORQUE É PROPAGANDA ENGANOSA.

Anônimo disse...

Fiz aplicação com glicose com Dr. Bethania Novelli, fiz um pacote carissímo porque era obrigado para passar pelo tratamento, não adiantou nada, já com o Dr. Francisco não houve nenhuma obrigatoriedade de pacotes, e em apenas uma aplicação com glicerina cromada resultado foi excelente, voltarei novamente porque foi muito eficiente.